Você sabe o que fazer para ajudar um cachorro de rua, mesmo que você não possa adotá-lo? Para os amantes de cachorro, encontrar um animalzinho abandonado é de cortar o coração, não é mesmo? E se não bastasse, infelizmente essa é uma prática ainda muito comum em países menos desenvolvidos, como o Brasil.
Por esse motivo, as pessoas foram se conscientizando e criando movimentos para amparar esses animais em situação de rua. E você também pode ajudar, mesmo que não possa adotar. Com ações que contemplem o bem-estar e o conforto dos cãozinhos, há muito que você possa fazer. Entenda tudo a partir de agora.
Cachorro de rua deitado no parque – Foto: Freepik
Com diversos lares e abrigos de animais, muitas pessoas ainda não sabem como proceder ao encontrar um cachorro de rua. Isso ocorre porque muitas vezes o trabalho das pessoas neste local é voluntário, não sendo divulgado em canais de comunicação.
Porém, nas redes sociais já é possível encontrar esses movimentos, através de grupos de cães abandonados, páginas de abrigos e perfis de pessoas protetoras de animais. Sendo assim, se você encontrar um cachorrinho na rua que precisa de cuidados, confira todos os passos que você pode dar para oferecer mais qualidade de vida ao animal. Acompanhe!
Como trouxemos anteriormente, muitas pessoas se compadecem com a causa animal. Por isso, transformam seus lares em um abrigo temporário. Essa prática deve ser observada com muito cuidado, pois é preciso separar um local adequado para abrigar o cachorro para não passar por negligências, sendo esta uma condição de maus tratos animal.
Prepare um espaço para ele dormir, se alimentar e brincar, pois são condições essenciais que o cachorro precisa para sobreviver. E antes de levá-lo para casa, sempre é bom passar por uma consulta ao veterinário para uma avaliação completa da saúde do animal, verificando o risco e procedendo com os tratamentos adequados.
Os vermífugos e medicamentos caninos para machucados são itens que você precisará ter em casa. Assim você garante o tratamento de outros animais que possam passar pelo seu lar. É importante dar um bom banho no animal, retirar as pulgas, carrapatos e sujeiras em geral, para que o cachorro possa ser acolhido com dignidade.
E lembre-se, se você possui outros cachorros, faça que eles se deem bem, fazendo as apresentações com calma, para evitar brigas. Forneça um espaço seguro para o cão acolhido, com cercas e portões bem fechados, para o peludinho não querer voltar para a rua, ok?
Cachorro de rua sendo acariciado – Foto: Freepik
Assim como levar para casa, outra forma de acolhimento de um cachorro de rua é o oferecimento de uma alimentação de qualidade. Isso pode ser feito através de tigelas de ração e água no portão da sua casa, da empresa onde você trabalha ou qualquer outro estabelecimento.
Dessa forma, o cachorro não precisará procurar alimentos no lixo, rasgando sacolas, espalhando sujeira para todos os lados e contribuindo para a poluição da cidade e muitas vezes até se intoxicando. Como todo comportamento de cachorro pode ser condicionado, ele vai entender que o local será um ponto onde ele pode se alimentar e beber a quantidade de água que precisa.
Existem muitos casos onde os cães são cuidados por um coletivo de pessoas, proporcionando uma vida digna, mesma que na rua. Algumas cidades já possuem projetos de construções de casinhas comunitárias para cachorro de rua, onde os próprios moradores alimentam e cuidam dos animais.
Se você não puder levar o cão de rua para casa ou oferecer uma alimentação saudável na frente da sua residência, outra ideia é a ajuda dos espaços destinados para essa demanda. As ONGs e Casas de Adoção são muito importantes para o bem estar animal, isso por que o cão também merece uma qualidade de vida digna.
Muitos espaços com um trabalho sério lutam pelos direitos dos animais, criando ambientes para recolhimento e acolhimento dos cães em situação de rua. Mas sabemos que nem sempre é um trabalho fácil. Afinal, as dificuldades acerca dos recursos financeiros são reais. E a falta de alimentos, em muitas situações, também ocorre.
Diante disso, doar ração, acessórios e medicamentos é um ato incrível, pois você já estará ajudando o local, que muitas vezes é voluntário, não recebendo nenhum recurso do Governo. As quantias em dinheiro e ajudas em campanhas de castração, também são formas de contribuir indiretamente para os cuidados dos cães de rua.
Cachorro caminhando na rua – Foto: Freepik
Um cachorro pode trazer muitos benefícios para a vida de uma pessoa, fazendo companhia e aquecendo o coração. O ato de adotar um cachorro é uma atitude de amor. Muitos cachorrinhos estão sozinhos nas ruas e sedentos de cuidados.
Portanto, se possível, adote o animal e ofereça uma vida mais digna, com um lar de quentinho, que o alimenta e dá carinho. E para isso, alguns cuidados precisam ser tomados para uma melhor convivência entre tutor e o novo integrante da família.
É importante saber que o cão de rua pode estar sujeito a muitas doenças. Algumas transmissíveis aos humanos. Por isso, ao resgatar o animal, use toalhas ou luvas para conduzi-lo até o veterinário. A consulta veterinária é indispensável, onde o profissional irá realizar exames e avaliar a saúde do animal, dando as devidas prescrições ao tutor.
Dê banho no cachorro com produtos específicos. Se preciso, procure orientação veterinária para como proceder em algumas situações, como no caso de machucados. Procure alimentar com uma ração de qualidade, fazer os tratamentos prescritos e cuide do seu doguinho com muito amor e carinho.
E não se esqueça: Verifique a possibilidade de castração, assim você evita que ele fuja de casa para namorar.
Cachorro sujo caminhando – Foto: Freepik
Alguns casos de cachorro de rua, são de animais que se perderam. Por isso, procure por placas de identificação e acione o dono do animal. Se acaso o cachorro não tiver coleira, tente anunciar nas redes sociais, tirando foto do animal para o reconhecimento do seu tutor.
Permita que as pessoas compartilhem sua publicação, principalmente em páginas de cachorros abandonados, ONG´s e casas de resgate de cachorros. Você proporcionará o encontro de dono e seu cachorro, que pode ser bem emocionante. Dessa maneira, avalie todas as formas de ajudar um cachorro de rua, não negligenciando aquilo que poderá estar no seu alcance.Compartilhe: