Estatísticas mostram que existe, em média, um cão para cada cinco habitantes, sendo que cerca de 10% deles está em estado de abandono.
Segundo a Sociedade Mundial de Proteção Animal – WSPA, uma só fêmea pode gerar em sua vida, pelo menos, 100 filhotes. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes poderão ser responsáveis pelo nascimento de 64 mil filhotes (também segundo a WSPA).
Se for gata, serão muitos mais. É uma progressão geométrica. A maioria desses animais encontra apenas agressão, fome, atropelamento, doenças…
A solução é a castração, já que anticoncepcionais (que as pessoas costumam chamar de “vacina”) podem causar câncer de útero e mamas, com o passar do tempo.
É uma cirurgia efetuada pelo médico veterinário e realizada sob anestesia (o animal não sente nada), que impede a reprodução. Em torno de uma semana o animal está totalmente recuperado.
Com a castração, as fêmeas deixam de ter o cio e os machos deixam de brigar e de fugir por causa de fêmeas, além de que evitará câncer de mamas e de útero nas fêmeas e de próstata nos machos.
Importante que se diga que a fêmea não precisa ter o primeiro cio ou uma cria e o cachorro não vai deixar de “olhar a casa” porque está castrado.
CASTRAR É PREVENIR O ABANDONO E A CRUELDADE. – É A SOLUÇÃO MAIS EFICIENTE PARA DIMINUIR O NÚMERO DE ANIMAIS ABANDONADOS.
Em Rio Preto as castrações podem ser agendadas e feitas gratuitamente no Centro de Zoonoses.
Avenida Projetada 02, 1.721 – Residencial Setsul
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Contatos
Telefone/Fax: (17) 3231 6494
E-mail: sms.zoonoses@riopreto.sp.gov.br