Encontrei um animal perdido. E agora?

 

Encontrei um animal perdido e agora?

 

Não jogue a responsabilidade para os outros. Não adianta ligar para uma entidade de proteção aos animais e dizer: “Tem um gato ou cão abandonado na minha rua”. As entidades estão lotadas de casos assim e estão sempre no limite de sua capacidade física, financeira e de tempo. de fazer qualquer coisa reflita sessa não é uma oportunidade que você tem pLembre-se que um animal é uma vida! Coragem, ele depende de você!

 

Portanto, se você resgatou um animal, o mais correto é você hospedá-lo temporariamente até encontrar um novo lar para ele. Você também poderá verificar a possibilidade de hospedagem com algum vizinho, parente ou amigo próximo ou, se tiver condições, em um hotelzinho.

 

1) Leve-o a uma Clínica Veterinária para checar a saúde do animal. Também deve vaciná-lo, vermifugá-lo e principalmente castrá-lo (se for adulto), evitando assim crias indesejadas e mais abandono. Lembrando que o Centro de Controle de Zoonoses faz castração grátis (comparecer com cópia do RG e comprovante de residência para agendar a castração).

 

2) Encaminhe para adoção: anuncie na Internet (sites de proteção, rede de amigos etc), em jornais, em rádios, distribuindo cartazes em lugares de movimento (supermercados, pet shops, padarias, etc). Procure entre seus conhecidos, alguém que possa estar interessado em adotar um bichinho. Converse com pessoas que gostam de animais. Entre em contato com as associações para ajudar na divulgação ou levá-lo para uma feira de adoção. Tenha consciência de que, se ele for levado a uma feira e não for adotado, você deverá ficar com ele por mais algum tempo. Coloque a foto do animal. Caso ele tenha se perdido, vc poderá conseguir localizar o dono.

 

Posso levar o meu animal para o CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES-CCZ? NÃO. O CCZ não é abrigo e atualmente não está recolhendo animais sadios.